Você quer o sucesso agora ou pode ser amanhã?

Você já se sentiu ansioso ou ansiosa alguma vez no trabalho?

 

Caso a sua resposta tenha sido “não”, parabéns! Você pertence a uma espécie de raça em extinção. Isto porque as exigências do mercado de trabalho são tão grandes e cada vez maiores, que a ansiedade acabou se tornando uma das enfermidades mais comuns nos dias atuais.

 

Claro que pequenas ansiedades provocadas pela expectativa do que virá ou pelos resultados que serão colhidos é normal. Mas a dimensão delas tem adquirido proporções muito acima do que se poderia chamar de normalidade.

 

A sociedade de um modo geral acabou criando um padrão de sucesso que praticamente obriga os profissionais a se desdobrarem em multitarefas que precisam ser realizadas com excelência elevadíssima em um período de tempo mínimo.

 

Esta pressão, algumas vezes explícita, outras vezes velada, provoca um estresse que no médio e longo prazos é capaz de promover o efeito contrário ao que é desejado: baixa produtividade, falta de criatividade, alta irritabilidade e até mesmo absenteísmo provocado por doenças de origem emocional.

 

Em situações extremas, esse quadro desemboca em uma síndrome bastante comum nos dias de hoje: do pânico, levando profissionais a se trancarem em casa com medo de enfrentarem o mundo ameaçador que os aguarda fora das quatro pareces do seu quarto.

 

O mercado é assim e não vai mudar de hoje para amanhã, mas você pode mudar o mundo à sua volta e dentro de você. Não é fácil, mas é possível e, para o seu bem e da sua empresa, vale a pena tentar.

 

Seguem algumas dicas de especialistas em ansiedade e desenvolvimento humano:

 

  • Pense positivo – no fim dá certo e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim
  • Defina uma meta factível e fatie o todo em partes menores e de alcance mais rápido
  • Conheça seus limites e os respeite, aprendendo a dizer não quando necessário
  • Aprenda a pedir ajuda quando precisar, sem querer resolver tudo sozinho
  • Evite fazer comparações entre você, seus colegas, suas conquistas e as dos outros
  • Desenvolva suas habilidades de relacionamento humano e comunicação assertiva
  • Faça um esforço para eliminar as crenças limitadoras e que fazem pensar que você não é capaz e que não conseguirá fazer algo
  • Cuide bem da sua vida pessoal e familiar, tanto quanto se dedica à vida profissional

 

Colocando em prática estes pontos, aos poucos você vai poder controlar a ansiedade exagerada e vai aprender a lidar com ela quando o tempo do seu relógio começar a se mover tão rápido quando os personagens dos games de ação.

A experiência faz toda a diferença

Melhor idade, 50+, maturidade, são apenas algumas maneiras diferentes de se referir às pessoas que já completaram cinco décadas de vida. Imaginando que o ditado popular esteja certo e que a vida começa aos 40, estamos falando de indivíduos que estão prontos para compartilhar toda a sabedoria que só a vivência é capaz de proporcionar.

 

Mesmo assim, apesar de toda a experiência pessoal e profissional, muita gente nesta faixa etária enfrenta dificuldades para conseguir um novo emprego. O mercado de trabalho não é muito receptivo aos seniores.

 

É verdade que essa realidade vem mudando sensivelmente, tanto pela maior assimilação do conceito de diversidade dentro das empresas, quanto pelo crescimento acelerado da população com idade acima dos 50 anos, o que modifica o direcionamento do mercado de contratações.

 

Hoje, no Brasil, 25% da população pertence a este grupo e, se as estatísticas se confirmarem, em 2045 este percentual chegará a 50%.

 

Toda organização que pretende se desenvolver atendendo as exigências e necessidades cada vez maiores de uma sociedade em permanente transformação, precisa constituir seu quadro de colaboradores como uma pequena amostra dessa mistura social, abrindo espaços para a diversidade de idade, tanto quanto de raça, gênero e opção sexual.

 

Mas resta a dúvida: porque contratar um profissional com mais de 50 anos, formado em outra época, quando um contingente enorme de jovens chega ao mercado todos os anos, ávido por mostrar todo o seu talento e potencial?

 

As justificativas para esta contratação são muitas, mas todas estão baseadas em uma vantagem primordial: experiência. O jovem pode até ter muito conhecimento, mas não tem a vivência prática.

 

A partir desse fator, podem-se relacionar mais alguns diferenciais que só os profissionais acima dos 50 anos oferecem às empresas:

 

  • Tomadas de decisões mais rápidas
  • Avaliações baseadas em múltiplos cenários experienciados
  • Capacidade de atuar como coach das novas gerações
  • Resiliência para lidar com limitações e superar obstáculos
  • Qualificações mais profundas e ecléticas
  • Relação menos imediatista com o tempo

 

Apesar dos inúmeros benefícios que justificam a contratação de seniores, como em todas as situações na vida, o melhor é o equilíbrio: nem tanto ao mar, nem tanto à terra, nem só juventude ou só maturidade. Uma equipe de alta performance deve ser formada com a convivência entre profissionais com larga experiência e jovens que têm grande desejo de evoluir.

Voluntariado: trabalho ou realização?

Uma pesquisa do Datafolha revelou que 30% dos brasileiros dedica uma parte do seu tempo para realizar trabalhos voluntários. Você está dentro ou fora deste percentual? Quer fazer parte dele?

 

Apesar de não receber qualquer remuneração para realizar uma ação de voluntariado, quem participa acumula dois tipos de ganhos: um de origem emocional e outro de natureza profissional.

 

Emocionalmente existe uma recompensa direta proporcionada pela prática do bem em favor de alguma causa relevante. Esta sensação provoca no voluntário um bem-estar que “não tem preço” e paga todo e qualquer sacrifício com um sentimento de utilidade.

 

Profissionalmente há um benefício indireto representado pelo diferencial que o voluntariado agrega ao currículo e que diferencia o praticante dos demais candidatos, na hora de concorrer a uma oportunidade de emprego.

 

Qualquer um pode participar de uma ação voluntária. Caso você esteja pensando em se juntar a uma iniciativa dessas ou já tenha se lançado nesta empreitada, leve em consideração alguns fatores que tornarão sua escolha e participação mais efetivas e muito mais produtivas.

 

Em primeiro lugar, escolha o tipo de projeto onde pretende atuar pela afinidade dele com as suas convicções. Por exemplo: se você se identifica mais com crianças, trabalhar em uma creche será um enorme prazer. Mas se prefere idosos, procure uma entidade que acolha velhinhos. Contribuir com o que você acredita e se identifica é muito mais gratificante.

 

Outra questão é a legitimidade da instituição à qual você está se ligando. Verifique se é idônea, possui registro nos órgãos oficiais e se, de fato, tem um histórico de serviços sérios prestados à comunidade. Infelizmente, algumas organizações desviam os recursos arrecadados para finalidades escusas, ou não utilizam metodologias adequadas para fazer bem feito o que se propõem.

 

Avalie, ainda, o seu desejo e disponibilidade para se comprometer de verdade com as atividades que lhe serão confiadas. Apesar de não representar um compromisso contratual, as instituições e os beneficiados dependem profundamente da sua participação com regularidade.

 

Uma das alternativas para quem não tem certeza se vai se adaptar ao preenchimento da sua agenda com essa atividade é começar por ações pontuais, esporádicas. Depois, quando se sentir contagiado, firme um compromisso permanente e disciplinado.

 

Por fim, uma sugestão muito válida para a sua empregabilidade: una o útil ao agradável, dedicando-se a um trabalho voluntário que, de alguma forma, reforce ou seja complementar à sua área de atuação profissional. Como engenheiro, atue na construção de moradias populares; como professor doa seu tempo para lecionar; e assim por diante. Além de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, ainda vai se destacar diante dos recrutadores de recursos humanos.

Que diferença você faz no trabalho?

Você já parou para pensar sobre o que acontece na sua empresa no dia em que você falta ao trabalho?

 

Talvez já tenha pensado nisso, mas não dá para ter certeza porque, afinal de contas, você não estava lá. Mas quando você vai trabalhar e um colega da sua área falta, você descobre imediatamente a falta que ele faz. Claro, porque muita coisa “sobra” para você fazer.

 

Existem momentos na vida em que faltar ao trabalho é inevitável, quer seja por motivos pessoais, por doença ou por acidente no trabalho. Mas estas situações são esporádicas e não chegam a comprometer irremediavelmente os resultados gerais da companhia.

 

No entanto, muitas vezes a ausência se torna uma constante, geralmente provocada por incompatibilidades com o gestor, falta de identificação com o tipo de atividade ou ainda problemas de relacionamento com a equipe. Seja qual for o motivo, é certo que o absenteísmo frequente é ruim para todo mundo: desde a empresa, até os gestores e os próprios funcionários.

 

A organização perde em produtividade, aumento o pagamento de horas extras, redução do faturamento, além de eventuais comprometimentos da qualidade e do cumprimento de prazos.

 

Os gestores, diante deste quadro, deixam de cumprir com as suas metas. Já os funcionários perdem a credibilidade e a possibilidade de conquistarem sua evolução dentro da trilha de desenvolvimento de carreira da organização.

 

Mas, afinal, o que é possível fazer para evitar esta situação?

 

A resposta, apesar de simples, nem sempre é fácil na prática. Para solucionar este problema o ideal é que todos os envolvidos assumam uma parcela da responsabilidade e se esforcem para solucionar o problema, visando o bem de todos e a felicidade geral na empresa.

 

O funcionário que se sente estressado por causa das relações no ambiente de trabalho deve procurar se manifestar de forma assertiva, expondo o problema e conversando sobre possíveis soluções no sentido de reduzir ou eliminar os desacertos com seus pares.

 

Por sua vez, os responsáveis pela área de recursos humanos, que representam os interesses da companhia, devem permanecer atentos para identificar o quanto antes situações como estas e interceder junto aos envolvidos, para eliminar de uma vez por todas as causas, muitas vezes camufladas.

 

E os gestores, que são os envolvidos diretos na questão, precisam exercer plenamente sua capacidade de promoção de relacionamentos e fornecimento constante de feedbacks para sua equipe. Afinal, no âmbito do trabalho dentro de uma área, ninguém mais importante do que o gestor para manter um ambiente transparente e um clima produtivo entre seus funcionários.

 

Como trabalhar na empresa dos seus sonhos

 

Já reparou que ao conversar com alguém sobre a empresa dos sonhos para trabalhar, sempre aparece entre os exemplos a sede de uma empresa de alta tecnologia, uma start up onde os funcionários desfrutam de salão de jogos, sala de leitura, almofadões, pufs, praça, lanchonete e muito mais?

 

Este é o seu caso? Você sonha em trabalhar dentro de uma organização com essas características?

 

Saiba que isto pode ser muito bom, mas não necessariamente significa felicidade para quem trabalha, porque nem só de momentos de descontração vive um profissional.

 

É verdade que existem muitas empresas que oferecem um ótimo local para trabalhar, mas é bom não se iludir apenas com as aparências ou as promessas. O mais importante é que o elevado nível de exigências seja proporcional aos benefícios reais oferecidos e não apenas ao colorido atraente das paredes.

 

Ao escolher um novo emprego, leve em consideração o ambiente, mas faça também uma boa avaliação baseada no seu mais aguçado senso prático, onde aspectos importantes da sua vida pessoal sejam confrontados com as condições cotidianas relacionadas às suas atividades e à sua carreira.

 

Seguem alguns tópicos que você deve levar em consideração hoje para não ter que sentar no futuro em uma aconchegante poltrona do emprego que conseguiu e ficar remoendo seu arrependimento:

 

  • Antes de participar de um processo seletivo, informe-se sobre a empresa na Internet e nas mídias sociais, procurando descobrir mais do que está descrito no site dela própria. Você sabe, ninguém aponta os próprios defeitos ao fazer uma propaganda
  • Faça todas as perguntas que lhe passarem pela cabeça. Não se acanhe. Seleção de pessoas é, ao mesmo tempo, seleção de oportunidades. Pense que este pode ser o seu emprego pelos próximos muitos anos e é melhor que ele seja muito bom para você
  • Esteja certo de que a função que você vai exercer está de acordo com o seu planejamento de carreira e, claro, tenha um plano de crescimento profissional elaborado antes da entrevista
  • Certifique-se da existência na empresa de um sistema de progressão de carreira bem definido, com critérios de desenvolvimento conhecidos e alcançáveis
  • Compare os seus valores pessoais com os da organização. Caso você não compactue com o tipo de atividade ou os comportamentos históricos da empresa é melhor fugir rápido, antes que você acenda a chama infeliz da incompatibilidade
  • Conheça e entenda quais são os benefícios oferecidos e como eles se encaixam nas suas necessidades. Às vezes eles sequer existem e em outras situações ficam aquém do que você deseja como, por exemplo, a inexistência de um incentivo aos estudos
  • Circulando pelos corredores e na sala de espera, converse com os profissionais que já atuam na empresa e tente perceber qual a percepção deles em relação ao trabalho e se estão satisfeitos com o empregador
  • Por fim, se tiver chance de uma entrevista preliminar com seu futuro gestor direto, tente observar se você encontra afinidades com as características dele, como empatia e estilo de liderança, entre outras.

 

Tudo o que começa bem, tente a seguir melhor ainda. Por isso, participe de processos seletivos de forma produtiva, para construir o sonho da carreira promissora e não o pesadelo de um trabalho enfadonho.