Mudança de emprego: o que avaliar?

 

Em qualquer circunstância, a possibilidade de mudança de emprego gera muita apreensão nos profissionais, mas quando o momento econômico traduz  insegurança, é natural que surja certo tipo de hesitação diante da possibilidade de movimentação na carreira.

 

Nesse momento, cabe ao profissional avaliar alguns pontos, que vão além do  tradicional aumento de salário. A decisão exige cautela e senso crítico, uma vez que em um momento economicamente inseguro, é preciso enxergar se a empresa que oferece a proposta de trabalho está posicionada e se terá condições de lidar com eventual crise.

 

Vale colocar na balança outros fatores, considerar os riscos e se os possíveis prejuízos valem a pena. Confira:

 

  • Reputação da empresa: avalie como é a percepção dessa empresa no mercado, sua projeção nacional ou mesmo internacional. Ao mesmo tempo, observe a empresa em que você está e a sua visibilidade no cenário atual.
  • Função a desempenhar: estude quais serão as suas atribuições na nova empresa e avalie se estão de acordo com suas expectativas e metas para a carreira.
  • Remuneração e pacote de benefícios: um salário atraente pode ser estimulante, mas antes, porém, cabe avaliar se um aumento na remuneração vale mesmo a pena. Algumas vezes é melhor ter paciência e continuar onde está.

A importância da assertividade

 

Muito apreciada no cenário corporativo, a assertividade passou a fazer parte em diversos momentos, entre eles em processos de feedback e, inclusive, em jobs descriptions. Mas contrária às expectativas, a definição de assertividade não é tão clara quanto parece e muitas vezes não é empregada da maneira correta.

 

A assertividade traduz-se pela habilidade de expressar ideias, opiniões, sentimentos, respeitando os próprios desejos sem violar os direitos das pessoas. Mas há quem a use simbolizando acertos, porém, o seu significado é mais amplo e está relacionado a pessoas que sabem se impor, mantendo seu posicionamento em relação a um tema, mas que naturalmente defendem suas ideias com vigor e respeitam a opinião dos demais.

 

No mundo corporativo, essa habilidade torna-se, mais do que nunca, importante, pois o profissional que possui comportamento assertivo constrói uma comunicação interna saudável dentro da empresa e, principalmente, evita conflitos. Em sua maioria, pessoas assertivas costumam apresentar suas ideias e sentimentos com linguagem simples, sabem ouvir, e são empáticas com o outro. Sabem receber críticas e  lidar com seus sentimentos.  São afirmativas, firmes e sinceras.

 

Por serem diplomáticas, pessoas assertivas são cada vez mais valorizadas, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exigem decisões objetivas e focadas nos resultados esperados. Principalmente em cargos de liderança, em que é preciso avaliar os conflitos e determinar a melhor solução, a assertividade agiliza os processos de trabalho e clarifica as relações. Naturalmente, ninguém se torna assertivo de um dia para o outro, mas com treinamentos (coaching), auto-avaliação e vontade de mudar, é possível tornar-se uma pessoa mais assertiva, no sentido exato da palavra.

Cursos in company – vantagens e benefícios

 

Ter profissionais capacitados, engajados e comprometidos é o objetivo de muitas empresas, que acreditam no capital humano como fonte importante de competividade. Nesse direcionamento estratégico, muitas organizações perceberam que é possível conquistar benefícios tanto para o negócio quanto para o clima da empresa investindo nos cursos in company.

 

Por meio de estruturas próprias, com conteúdos customizados e gerenciados exclusivamente para capacitar e treinar os colaboradores, os cursos in company têm se revelado importante fonte de aprendizado, com conteúdo adaptável às necessidades das equipes. Visualizando os benefícios dessa prática, a Santillana Brasil, de origem espanhola, notou a necessidade de investir no idioma para capacitar seus colaboradores. Dessa forma, oferece cursos de espanhol para profissionais que necessitam do idioma em sua prática diária de trabalho. Com isso, eles passam a ter mais desenvoltura com o idioma e a se relacionar com a matriz de forma mais adequada e clara.

 

Para Ana Claudia Fernandes, editora executiva de história e filosofia do ensino médio da Santillana Brasil, a possibilidade de estudar espanhol dentro da empresa lhe permitiu otimizar o tempo e enriquecer seu currículo. “A possibilidade de fazer o curso sem sair do prédio foi fator decisivo. Do contrário, teria que adiar meu aprimoramento profissional, pois, atualmente, minha rotina profissional e doméstica (tenho duas filhas pequenas) não me permitiria frequentar um curso fora. Além disso, sinto-me mais segura em relação ao idioma, necessário para a comunicação precisa em algumas situações. Fico feliz por me aprimorar profissional e pessoalmente, pois estudar outra língua amplia o conhecimento sobre cultura, costumes e lugares”, revela entusiasmada.

 

Graças ao investimento nesses treinamentos, é possível potencializar a capacitação dos colaboradores, apostando na comodidade de trazer professores para dentro da companhia. Desta forma, equipes tornam-se mais alinhadas às necessidades do negócio e mais valorizadas.

 

E para você, cursos in company é prática que deve fazer cada vez mais parte das empresas? 

Avaliação de Desempenho – como funciona?

 

No mundo corporativo, existem diversas formas de avaliar os colaboradores, com destaque para a Avaliação de Desempenho. De grande importância nos Departamentos de Recursos Humanos e Gestão de pessoas, essa ferramenta permite conhecer os lados pessoal, profissional e até psicológico do ser humano, com análises individuais ou em grupo.

 

Amparado em uma avaliação, é possível analisar e diagnosticar o desempenho de cada colaborador, conhecer seu comportamento, suas qualidades e limitações. A análise pode ter várias fases, começando pela observação da postura e dos trabalhos de equipe. Já na próxima etapa, são identificados os pontos de desenvolvimento e os problemas a serem resolvidos em conjunto. Por fim, entrevistas periódicas, com feedbacks da evolução do funcionário, mostram suas qualidades e seus pontos de melhoria.

 

Para o profissional, ser avaliado não é tarefa das mais fáceis, mas pode ser enriquecedor, pois com a avaliação de desempenho o funcionário tem a oportunidade de descobrir o que o gestor pensa do seu trabalho e, dessa forma, evoluir. Mas, para conquistar melhores resultados, as avaliações devem ser periódicas e com padrões definidos para todos os cargos existentes na empresa.

 

Vale lembrar que essa avaliação não consiste em punir ou demitir pessoas, mas orientar sobre as mudanças necessárias e o melhoramento de toda a empresa. Quando se chega a um resultado satisfatório, tanto os líderes como os colaboradores ganham com ações positivas, crescimento individual e coletivo, e melhor desenvolvimento.

Desvendando o Mentoring

 

Atentas ao desenvolvimento profissional de seus colaboradores, cada vez mais empresas têm investido no processo de mentoring como forma de alcançar melhores resultados para o negócio. Traduzido do inglês, o termo pode ser definido como um processo realizado com a ajuda de um mentor, em outras palavras, de um profissional mais velho e experiente, que vai estimular o desenvolvimento de um jovem em início de carreira ou cargo recente.

 

Em geral, o mentor é alguém que está na mesma empresa e área, e é considerado uma espécie de espelho em que o colaborador visualiza seu crescimento. Nesse sentido, sua imagem precisa transmitir os valores da empresa, bem como as questões relacionadas à ética, ao profissionalismo e comprometimento. Nessa relação, o mentor proporciona orientação, conselho, feedback, foco, direção, auxiliando o aprendiz em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Exemplo de sucesso no emprego do mentoring dentro da companhia, é o da assistente administrativo da Santillana Brasil, Tamires Ramos de Sales, que, graças ao apoio de seu superior, foi amparada desde o seu início na empresa como menor aprendiz. Ter um mentor foi de extrema importância para o seu desenvolvimento profissional, pois, com o apoio do gestor, recebeu orientações assertivas para tornar seu desempenho mais eficaz. “Para mim, foi essencial, pois era a minha primeira experiência no mercado de trabalho e havia muito o que aprender”, enfatiza.

 

Mas, por apresentar essas características, o mentoring, muitas vezes, é confundindo com o coaching executivo, que é um processo de orientação prática, por meio de exercícios. E diferente do processo de coaching, Tamires ganhou experiência ao observar seu gestor no dia a dia. “Aos poucos, fui absorvendo suas orientações e conselhos e consegui me adaptar à rotina, com o seu apoio. Após o término do contrato, fui efetivada e vejo o papel do mentor como parte muito importante para o meu crescimento e aprimoramento dentro da empresa”, encerra entusiasmada.