Planejamento estratégico: a ferramenta dos gestores

 

Mais do que um simples processo gerencial, pode-se dizer que o planejamento estratégico ocupa um importante espaço dentro das empresas. A partir dele, a companhia pode definir os rumos, pois é etapa importante para a discussão, reflexão, além da avaliação de forças e fraquezas, impulsionando a empresa na direção correta, auxiliando para que possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.

 

Mas para chegar à estratégia, um longo trabalho precisa ser feito entre a alta direção da empresa, diretoria, os gestores e departamentos. Para isso, os profissionais  reúnem-se, por vezes em encontros semestrais, anuais, ou mesmo com maior periodicidade, para, então, tomar as decisões sobre como a organização pretende seguir, quais produtos e serviços pretende oferecer, e mercados e clientes que deseja atingir.

 

Pode não parecer, mas o planejamento estratégico tem forte impacto em todos os membros da companhia, pois é por meio dele, que se determina o sucesso da empresa. Se, por exemplo, uma indústria determina, baseada no planejamento estratégico, lançar um novo produto no mercado, os colaboradores ligados à produção têm total impacto, pois serão os responsáveis por sua fabricação. Dessa forma, o diálogo com esses colaboradores é fundamental, por permitir que todos tenham a oportunidade de conhecer a estratégia da companhia e, com isso, definir como podem contribuir para sua execução.

 

Muito mais do que a projeção de ações no calendário, é uma necessidade de analisar os negócios. Um planejamento estratégico bem definido fortalece o posicionamento da empresa no mercado, além de permitir efetiva transformação organizacional para melhor.

Alimentos & Produtividade

 

A boa alimentação é necessária em qualquer época do ano, mas no verão a escolha dos alimentos deve ter atenção redobrada. Na rotina de trabalho, apostar em produtos adequados é fundamental para garantir a energia de maneira eficiente, mas sem causar indisposição ou fadiga. Pesquisas revelam que a alimentação tem papel importante nesse processo e a ingestão de alguns alimentos pode ter efeito positivo no cérebro, melhorando a concentração e disposição necessárias para encarar as tarefas diárias.

 

Por essa razão, muitas empresas oferecem o serviço de acompanhamento nutricional dos colaboradores e têm nutricionistas responsáveis pelo cardápio das refeições oferecidas ao longo do dia, como é o caso da Santillana Brasil, que conta com um serviço diferenciado para agradar a todos os paladares. Administrado pela empresa Sodexo Puras, o refeitório oferece diariamente 500 refeições, servidas das 11h30 às 14h, e possui três estações de alimentação. A Comida Brasil tem itens da culinária tradicional do País; o Espaço Grill oferece carnes grelhadas e no ponto desejado; e a novidade, o Espaço Vegetariano, investe em grãos, saladas e produtos sem nenhum ingrediente de origem animal.

 

Para ser produtivo no trabalho e, sobretudo, ter mais disposição na época mais quente do ano, confira alguns alimentos, que podem ser importantes aliados para “turbinar” a sua produtividade, e outros que devem ser evitados:

 

Trabalho home office, você está preparado?

 

Tradicionalmente exercida por profissionais autônomos, a prática do home office vem ganhando espaço e conquistando cada vez mais as empresas que estão investindo, nessa modalidade de trabalho, como forma de reduzir custos e também gerar produtividade. Isso porque a realidade mudou e o que antes era impensável, pode, agora, ser a oportunidade de quebrar barreiras e garantir alguns benefícios, entre eles mais satisfação e retenção dos colaboradores.

 

Mas para que a prática seja bem-sucedida, tanto empresa quanto colaborador precisam estar preparados para a nova tendência. Do lado corporativo, as companhias têm investido em políticas de home office, com um programa estruturado, contemplando cargos, áreas e departamentos, além de forte mudança cultural. Já do lado do colaborador, cabe ao profissional estar atento à nova realidade e preparar-se, adequando seu ambiente familiar para receber a nova atividade.

 

De acordo com pesquisa realizada pela SAP Consultoria, em mais de 200 empresas nacionais e multinacionais, de diferentes segmentos e regiões do País, alguns setores têm investido mais no trabalho remoto, como a área de Tecnologia da Informação, com mais de 19%; seguida pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento, com 15%; e químico/petroquímico/agroquímico, bens de consumo, eletroeletrônico, metalúrgico, entre outros.

 

Nesse novo cenário, trabalhar remotamente requer alguns cuidados, e a organização e disciplina são as palavras-chave, em home office. E para ter melhor desempenho, confira algumas dicas que facilitarão sua nova rotina:

 

  • Defina o espaço dentro do lar que será a sua “estação de trabalho”. Desta forma, você livra-se das distrações espalhadas pela casa.
  • Elabore uma rotina básica, otimizando seu tempo, para que seu trabalho renda mais.
  • Evite que os problemas domésticos interfiram em seu trabalho. Estabeleça com os familiares algumas regras, ou códigos, que sinalizem que você não pode atendê-los a todo momento.
  • Faça pequenas pausas, durante o trabalho. Mas atenção para não desviar-se e perder o foco. Aproveite o momento para retomar o fôlego e ampliar o nível da produtividade.

É tempo de planejar!

 

Com a chegada do novo ano, naturalmente, surgem novos planos e projetos a serem conquistados. Para boa parte dos profissionais, representa a abertura de um novo ciclo de vida, de novas ideias, da oportunidade de fazer diferente. Terminada a euforia da passagem de ano, é chegado o momento de parar e refletir sobre em quais  pontos se deseja evoluir. Colocar no papel a lista de metas a serem cumpridas pode ser um ótimo exercício, ainda mais porque 2016 será um ano com muitas atividades no Brasil – carnaval, em fevereiro; olimpíadas, em agosto; e, eleições municipais, em outubro.

 

Mas, para conquistar a mudança efetivamente, é necessário mudar velhos hábitos e padrões, quebrar alguns paradigmas e ousar. Seja iniciar uma atividade esportiva, fazer a viagem dos sonhos, mudanças profissionais ou qualquer outra meta, o mais importante é aproveitar a sensação de recomeço provocada pelo início do ano e se desafiar. É preciso esforço e atitude, além de saber priorizar alguns planos para alcançar as finalidades com mais eficácia.

 

E para dar mais ânimo e disposição para alcançar os novos objetivos, a Santillana Brasil oferece anualmente aos seus colaboradores uma festa especial de confraternização. Em 2015, a empresa apostou numa celebração para mais de 950 pessoas, com o tema Desenho Animado. Como resultado, funcionários mais motivados e dispostos para os próximos 12 meses.

 

O ano de 2016 já está no ar, e seja com o objetivo em um projeto pequeno ou

grandioso, invista em práticas que o ajudarão a planejar suas metas: 

 

O poder da negociação

 

A todo instante as pessoas negociam, mas sequer se dão conta disso. A arte de negociar vai muito além das tradicionais propostas dos vendedores. Seja no trabalho, com os amigos, ou com a família, a vida é um constante exercício de negociação. E essa competência, é hoje, uma habilidade imprescindível, em qualquer área de atuação, especialmente para aqueles profissionais atentos e que buscam a evolução na carreira.

 

Porém, saber negociar exige atenção, capacidade de argumentar e empatia. Para alcançar bons acordos, mais do que intuição é preciso dominar algumas técnicas, com o objetivo de obter resultados vantajosos para ambos os lados. Por meio de diretrizes que privilegiem a ética, transparência e comunicação é possível, por exemplo, impor limites, conseguir oportunidades profissionais, menos retrabalho, segurança para dizer não, facilidade de relacionamento com a equipe, entre outros benefícios.

 

E para aprender e se aperfeiçoar na arte da negociação, confira algumas dicas que podem ajudar, com excelentes resultados.

 

  • Defina seus objetivos: essa fase é muito importante, por isso, antes de iniciar a negociação, estabeleça as metas que tem em mente e qual a sua ordem de importância.

 

  • Saiba ouvir: dê a oportunidade para a outra pessoa falar, pois, dessa forma você terá informações suficientes para argumentar e expor sua ideia. Controle a ansiedade, transmita tranquilidade e, especialmente, saiba ouvir o seu interlocutor.

 

  • Preocupe-se com a comunicação: utilize linguagem simples e adequada para cada situação. Fale sem exageros e, o mais importante, seja sincero, evitando tom mais agressivo ou elevar a voz.

 

Ceda para conquistar: é importante pensar em que áreas pode ser mais flexível e, se for preciso, ceda. Em contrapartida, ofereça outras compensações, para que sejam vantajosas também para você.