Dia Mundial da Educação

 

No Dia Mundial da Educação, nada melhor que incentivar os programas, eventos e projetos que promovam a educação do país. Assim acontece na Editora Moderna e UNO Sistema de Ensino, empresas da Santillana Brasil.

 

Presente em diversos países, o UNO foi criado com o objetivo de levar às escolas o que há de mais avançado em pedagogia, tecnologia, conteúdos diversos e formação de docentes. Além de oferecer discussão e integração das melhores propostas educativas da comunidade estrangeira e criar solução completa e integral para as escolas.

 

Em 2014 foram realizados dois eventos (maio e junho) para a interação e divulgação do UNO. O primeiro Encontro de Pais teve como objetivo aproximá-los e apresentar a forma de trabalho, tirar dúvidas e compartilhar experiências. Já o segundo evento foi o Congresso Internacional de Diretores Visão XXUNO, realizado em quatro dias com uma programação diversificada. O encontro foi importante para a apresentação, entendimento e exposição da proposta de trabalho, com palestras, atividades dentro e fora do espaço do evento, promovendo assim uma integração entre os participantes.

 

Além do UNO, a Editora Moderna também realiza uma série de atividades entre os professores e equipe pedagógica, com objetivo de acompanhar os docentes durante a aplicação dos seus livros didáticos em sala de aula. Entre as ações, os professores, pais e alunos contam com uma equipe de especialistas orientando-os em dúvidas pedagógicas, por meio do atendimento telefônico, por e-mail, ou ainda, por conferência na internet.

 

Tanto a Editora Moderna, quanto o Uno oferecem acompanhamentos exclusivos das equipes e proporcionam assessoria pedagógica, formação e acompanhamento da implantação de todos os sistemas nas unidades educacional.

 

Conheça mais sobre o UNO em https://www.sistemauno.com/br/index.html e sobre a Moderna http://www.moderna.com.br/pagina-inicial.htm

 

O Grupo Santillana sempre idealiza produtos e ações como estas para oferecer uma melhor e mais produtiva educação para o país, porque para nós educar não é informar e sim formar!

E-mail corporativo: cinco erros que devem ser evitados

 

O e-mail corporativo é uma das ferramentas mais utilizadas no ambiente profissional como suporte importante para a comunicação entre funcionários, gestores, clientes e inclusive, entre departamentos. Por se tratar de um importante instrumento, o uso do e-mail exige cautela e atenção. Erros de português, linguagem inadequada, uso para fins pessoais, são algumas características que contribuem negativamente com a imagem do funcionário dentro da empresa. Há ainda outros erros mais comuns cometidos em e-mails de trabalho, e que devem ser evitados. Fique atento!

 

- Linguagem: ao redigir um e-mail a profissionais que você não conhece, use um tom cortês, pois é a imagem do remetente que ficará em evidência. No ambiente corporativo mantenha um padrão, a elegância sempre deve nortear as relações;

- Objetividade: invista na elaboração de textos objetivos, claros e diretos. O recomendado é escrever e-mails mais curtos, para evitar gerar interpretações diferentes;

- Utilização: ao responder e enviar um e-mail para muitas pessoas na mensagem, verifique se há a necessidade real de envolvê-los;

- Escrita: o e-mail corporativo não deve utilizar as abreviações típicas dos programas de bate papo, como “vc”, “qdo”, “tb”. Fique atento na utilização de letras maiúsculas e pontuação, muitas vezes as letras maiúsculas podem ser interpretadas como bronca, exigências ou o início de uma discussão. Erros ortográficos poderão levar as pessoas a questionar a qualidade do seu trabalho;

- Organização: Organize suas caixas de entrada e saída de forma que possa acessar e consultar seus arquivos de e-mails com mais facilidade e simplicidade.

Trabalho voluntário: você já participa?

 

Ainda desconhecido por muitos, o trabalho voluntário aos poucos vem conquistando seu espaço, além de adeptos. Por essência, ser voluntário é ter o desejo de aplicar seus conhecimentos e habilidades especiais e participar de atividades que sejam importantes para a comunidade. É doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e com isso sentir que a própria vida tem um objetivo que há significado e importância.

 

Atualmente, muitas empresas têm investido em programas de voluntariado, como forma de envolver seus funcionários. Pensando nisso, com o objetivo de doar tempo e carinho a quem precisa, os funcionários da Santillana Brasil sentiram-se motivados e decidiram ir além: criaram a Comissão Interna de Voluntariado Moderna (CIVM), em 2005, hoje com dez anos possui aproximadamente 50 ações realizadas. De lá pra cá esse time vem ajudando muita gente, e entre as ações praticadas ao longo do ano, os voluntários promovem a arrecadação de livros para instituições, brinquedos para o Dia das Crianças, Campanha do Agasalho, Campanha da Páscoa e Campanha de Natal, com compra de presentes e de cestas básicas destinados a crianças e idosos.

 

Enquanto trabalham para alcançar seus objetivos, os voluntários da CIVM não desanimam e fazem o que podem para ajudar as pessoas a terem uma vida melhor. “O ser humano está cada vez mais individualista e a relação pessoal mais difícil. Temos que pensar em nossos filhos e netos, no bem estar das pessoas e no futuro do planeta”, enfatiza Márcia Menezes, Diretora Adjunta de Operações da Editora Moderna e uma das fundadoras da CIVM. 

Reuniões mais produtivas – como não errar!

 

As reuniões de trabalho fazem parte do dia a dia nas organizações. Muitas vezes, estes encontros se tornam ineficazes e, sem apresentar efetivamente, soluções. E para que isso não ocorra, existem algumas dicas para antes e durante uma reunião, e ainda alguns comportamentos que devem ser evitados para garantir mais produtividade. Confira as dicas:

Pré-reunião:

  • Faça a pergunta: essa reunião é realmente necessária? Um simples e-mail ou telefonema resolveria o assunto?;
  • Ao convocar uma reunião, considere o dia, hora, local e verifique se todos os participantes estão de acordo com a agenda;
  • É importante que todos estejam preparados e saibam a pauta que será discutida.

Durante a reunião

  • Seja pontual, esteja atento ao horário e local da reunião;
  • O encontro deve facilitar a democracia e a participação de todos os integrantes do grupo, motivando-os a opinar e propor ideias;
  • Evite verificar as chamadas ou e-mails no celular ou tablet, respeite os colegas que estão expondo suas ideias;
  • O início e o término da reunião devem ser respeitados conforme o acordado;
  • Assuntos paralelos e divagações sobre outros assuntos devem ser evitados;
  • Deve-se chegar a conclusão do tópico que está sendo debatido, para depois partir para a discussão de novos assuntos;
  • Definir uma pessoa que será responsável por registrar os principais itens (ata) da reunião e que posteriormente, será enviado a todos os participantes;
  • Seja flexível ao se expressar e ao ouvir novos pontos de vista. Só o faça depois que os outros as tenham expressado;
  • Mantenha a reunião ativa, sem desviar-se do tema. Garanta que seja rápida, com exposições curtas. Sendo necessário, intervenha quando alguém quiser falar muito ou com demasiada frequência.

Aplicativos Mobile a seu favor

 

Na correria do dia a dia, as tarefas acabam atrasadas ou não sendo feitas como deveriam. Para algumas pessoas, manter o foco e a organização é tarefa difícil, ainda mais com o uso do celular. Mas que tal usar seu smartphone a seu favor? Separamos alguns aplicativos que podem ajudar você a se organizar. E o melhor,  todos gratuitos e disponíveis para Android e iOS!

 

Dropbox – disponível para PCs e smartphones, este aplicativo é ótimo para quem acessa seus arquivos de vários dispositivos diferentes. Por se tratar de armazenamento em nuvem, ele permite que você acesse documentos, fotos, pastas e músicas de onde quiser.

 

Evernote – Tome notas e gerencie suas despesas através deste aplicativo, liste suas tarefas, planeje suas viagens e muito mais. Este aplicativo facilita a vida na palma das mãos. Com diversas funções, ele é capaz de auxiliar você na organização do dia a dia.

 

GoToMeeting – Não perca suas videoconferências, independente de onde esteja. Com este app você pode realizar reuniões virtuais com colegas e clientes, seja vídeo ou áudio, em alta definição.

 

Trello -  Ótimo para organizar tarefas e eventos, este aplicativo permite a distribuição de tarefas e feedback imediato, através dos comentários dos demais participantes das tarefas.

 

Fontes: Google Play e Veja São Paulo