Atualização é a chave para o sucesso profissional

Atualização é a chave para o sucesso profissional

 

Conquistar uma nova posição dentro da empresa exige não somente realizar um bom trabalho, como também manter-se atualizado, frente as exigências da carreira. Para isso, os profissionais investem em conhecimento facilitado por meio de treinamentos mais rápidos, como workshops ou ainda em feiras de negócios. Há também, quem opte por especializações como pós-graduação. Em todas essas opções, alguns fatores devem ser avaliados no momento da escolha, como carga horária, investimento e conteúdo programático.

 

Desta forma, os treinamentos como workshops são o grande destaque, uma vez que proporcionam conhecimento técnico de forma rápida. Encontros de negócios também são uma excelente oportunidade para se relacionar com pessoas interessadas no mesmo tema e promover a “discussão” do assunto.

 

Acompanhar as tendências do mercado na área de atuação é um compromisso do profissional que deseja evoluir. E as empresas que investem em treinamentos para os funcionários ganham a confiança e admiração destes profissionais, que sentem-se mais valorizados e o seu trabalho reconhecido. 

 

O acesso à informação está cada vez mais fácil, e desta forma, a velha ideia que um profissional só pode se atualizar por meio de uma especialização tradicional caiu por terra. Exemplo disso, pode ser observado na Santillana Brasil que investe no aperfeiçoamento profissional de seus colaboradores, os conduzindo para participar de eventos como Bett Brasil Educar, Congresso Internacional do Livro Digital, II Conferência de Revolução Ebook, e o curso “Para Além da Gamificação”.

 

O importante é não ficar parado e ir em busca de conhecimento!

A importância do trabalho em equipe

A importância do trabalho em equipe

 

As expressões “a união faz a força” e “juntos somos mais fortes” simbolizam de maneira clara a importância do trabalho em equipe, e mais do que isso, transmitem a ideia de que o trabalho em grupo contribui de forma relevante para o alcance dos objetivos com sucesso. Mas, para alguns profissionais, trabalhar em conjunto não é uma das tarefas mais fáceis. Exige renúncia, flexibilidade, predisposição para discutir diferentes assuntos e a capacidade de tratar as informações racionalmente, e ainda saber aceitar diferentes pontos de vista.

 

Há distorções entre o sentido do trabalho em grupo e equipe, que por essência revelam definições bem divergentes, como: trabalho em grupo remete a pessoas que trabalham numa mesma área, mas que não interagem e são individualistas, o que compromete o resultado de todos. Em contra partida, quando se fala em trabalho em equipe, há engajamento e espírito de união, e os resultados podem ser os melhores.

 

Desta forma, para que o trabalho em grupo possa se tornar um trabalho, efetivamente de equipe, é preciso:

 

- estabelecer meta: a equipe precisa definir um objetivo claro a ser cumprido;
- comunicação: deve ser transparente e franca;

- respeito e cooperação: saber da sua importância para a conquista dos resultados.

 

Para que tudo ocorra da melhor maneira e que se conquiste resultados, cada profissional deve se preparar para oferecer o melhor. Naturalmente, alguns confrontos surgirão no caminho, e que devem ser contornados, pois como dizia Henry Ford, “unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória”. 

Espaços ideais para uma boa leitura

Espaços ideais para uma boa leitura

 

Sabe-se que a leitura é uma atividade importante ao ser humano, pois seu intelecto e aprendizado dependem disso para adquirir conhecimento ao longo de toda a vida. Porém, não são todas as pessoas que têm o hábito da leitura e acabam se desmotivando muitas vezes pela falta de estímulo, ou ainda, de conhecimento de locais onde a prática da leitura possa se tornar mais prazerosa.

 

Muitas cidades oferecem espaços públicos de incentivo à leitura. Em São Paulo, um exemplo é a Biblioteca Villa-Lobos, que fica dentro do parque com o mesmo nome. Lá, o visitante pode ter uma experiência diferente em leitura, atrelado ao lazer, aprendizado e diversão. Outro programa de referência dentro de parques é o Bosque da Leitura, que atualmente conta com acervos espalhados por 13 parques em São Paulo, entre eles: Ibirapuera, do Carmo e da Luz, do Trote, Anhanguera, com atividades sempre aos domingos, das 10h às 16h.

 

Há também na cidade, o Centro Cultural São Paulo, que conta com uma programação diferenciada: oficinas literárias e de criação de textos; grupos de estudo, palestras e atividades lúdicas para as crianças. Já na cidade de Santos, o leitor pode participar de tendas literárias montadas ao longo da orla da praia.

 

E você, conhece outros lugares que incentivam a leitura? Conte-nos!

Inteligência Emocional: você sabe o que é?

Inteligência Emocional: você sabe o que é?

 

Desenvolver a inteligência emocional não é das tarefas mais simples, mas pode, e deve, ser exercitada, uma vez que as emoções têm o poder de influenciar negativamente ou positivamente no ambiente profissional. O termo ganhou destaque por meio do renomado escritor Daniel Goleman, que escreveu um best-seller sobre o tema, que define como “a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.
 

O desconhecimento geral sobre o assunto faz com que muitos percam a oportunidade de usar as próprias emoções a seu favor no trabalho. O funcionário pode até ser brilhante do ponto de vista técnico, mas nada garante o seu sucesso se o seu comportamento não contribuir. Desta forma, essa competência, que cada vez mais tem o papel de diferenciar os profissionais, permite desenvolver um ambiente harmonioso e, ao mesmo tempo, ser produtivo em ideias e resultados.

Para isso, o profissional deve estar atento a algumas “situações” que acontecem no seu dia a dia e, a partir de então, propor mudanças de padrões e comportamentos.
 

Confira algumas oportunidades de aprendizado e melhoria:
 

- Resiliência: supere dificuldades e desafios e se fortaleça a partir destas situações adversas;


- Comunicação: desenvolva a comunicação, saiba ouvir e se colocar no momento adequado;


- Flexibilidade: situações de conflito devem ser conduzidas com cautela, sabendo o momento de recuar e avançar;


- Assertividade: coloque-se no lugar do outro, tenha empatia, saiba reconhecer uma situação e propor uma solução satisfatória para todos;


- Autocontrole: observe a sua reação frente a uma questão. Evite nervosismo, tensão ou afobação, respire e canalize essa emoção de forma positiva. 

Atividades de relaxamento influenciam o desempenho profissional

Atividades de relaxamento influenciam o desempenho profissional

 

Para melhorar o desempenho profissional de seus colaboradores, muitas empresas têm investido em ações para promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Entre as atividades oferecidas, destacam-se a meditação, ginástica laboral e atividades de relaxamento, que contribuem para o bem-estar físico e mental das pessoas que dedicam a maior parte do seu dia ao trabalho.

 

Pensando nestes benefícios, desde de 2009 a Santillana Brasil oferece aos colaboradores da Matriz em São Paulo e da unidade de Logística, em Guarulhos/SP a ginástica laboral, que acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras no período da tarde e tem duração de 15 a 20 minutos. Nestes encontros, os professores de educação física contratados, realizam exercícios específicos e direcionados aos membros do corpo que mais sofrem estresse durante o dia de trabalho.

 

Comprovando a eficiência da prática, Fernando Savoia, Editor de Textos de Matemática, enfatiza os benefícios da atividade. “A ginástica laboral não se presta apenas à prevenção de lesões decorrentes do trabalho que desempenhamos. É uma pausa, às vezes negligenciada por nós, que faz com que lembremos que a produtividade de cada um também depende de muitos fatores além de horas e horas de trabalho em frente ao computador”. Outros benefícios ligados a esfera psicológica, além dos citados por Fernando, são: aumento da motivação, alívio de tensões e estresse, descontração, favorecimento nas relações sociais, e trabalho em equipe.

 

 

Outro colaborador que comprovou a eficiência dos exercícios físicos no ambiente de trabalho é o analista fiscal, Daniel Diniz, que afirma ter obtido grandes resultados com a atividade. “A ginástica laboral está me fazendo muito bem e trouxe benefícios, como o alívio das dores nas costas e no pescoço, causadas pelo tempo em frente ao computador.”

 

Os relatos dos colaboradores da Editora Moderna, reforçam os benefícios da prática da ginástica laboral e comprovam que ações como essas contribuem para o bem-estar no ambiente de trabalho.