E-mail corporativo: cinco erros que devem ser evitados

 

O e-mail corporativo é uma das ferramentas mais utilizadas no ambiente profissional como suporte importante para a comunicação entre funcionários, gestores, clientes e inclusive, entre departamentos. Por se tratar de um importante instrumento, o uso do e-mail exige cautela e atenção. Erros de português, linguagem inadequada, uso para fins pessoais, são algumas características que contribuem negativamente com a imagem do funcionário dentro da empresa. Há ainda outros erros mais comuns cometidos em e-mails de trabalho, e que devem ser evitados. Fique atento!

 

- Linguagem: ao redigir um e-mail a profissionais que você não conhece, use um tom cortês, pois é a imagem do remetente que ficará em evidência. No ambiente corporativo mantenha um padrão, a elegância sempre deve nortear as relações;

- Objetividade: invista na elaboração de textos objetivos, claros e diretos. O recomendado é escrever e-mails mais curtos, para evitar gerar interpretações diferentes;

- Utilização: ao responder e enviar um e-mail para muitas pessoas na mensagem, verifique se há a necessidade real de envolvê-los;

- Escrita: o e-mail corporativo não deve utilizar as abreviações típicas dos programas de bate papo, como “vc”, “qdo”, “tb”. Fique atento na utilização de letras maiúsculas e pontuação, muitas vezes as letras maiúsculas podem ser interpretadas como bronca, exigências ou o início de uma discussão. Erros ortográficos poderão levar as pessoas a questionar a qualidade do seu trabalho;

- Organização: Organize suas caixas de entrada e saída de forma que possa acessar e consultar seus arquivos de e-mails com mais facilidade e simplicidade.

Trabalho voluntário: você já participa?

 

Ainda desconhecido por muitos, o trabalho voluntário aos poucos vem conquistando seu espaço, além de adeptos. Por essência, ser voluntário é ter o desejo de aplicar seus conhecimentos e habilidades especiais e participar de atividades que sejam importantes para a comunidade. É doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e com isso sentir que a própria vida tem um objetivo que há significado e importância.

 

Atualmente, muitas empresas têm investido em programas de voluntariado, como forma de envolver seus funcionários. Pensando nisso, com o objetivo de doar tempo e carinho a quem precisa, os funcionários da Santillana Brasil sentiram-se motivados e decidiram ir além: criaram a Comissão Interna de Voluntariado Moderna (CIVM), em 2005, hoje com dez anos possui aproximadamente 50 ações realizadas. De lá pra cá esse time vem ajudando muita gente, e entre as ações praticadas ao longo do ano, os voluntários promovem a arrecadação de livros para instituições, brinquedos para o Dia das Crianças, Campanha do Agasalho, Campanha da Páscoa e Campanha de Natal, com compra de presentes e de cestas básicas destinados a crianças e idosos.

 

Enquanto trabalham para alcançar seus objetivos, os voluntários da CIVM não desanimam e fazem o que podem para ajudar as pessoas a terem uma vida melhor. “O ser humano está cada vez mais individualista e a relação pessoal mais difícil. Temos que pensar em nossos filhos e netos, no bem estar das pessoas e no futuro do planeta”, enfatiza Márcia Menezes, Diretora Adjunta de Operações da Editora Moderna e uma das fundadoras da CIVM. 

Reuniões mais produtivas – como não errar!

 

As reuniões de trabalho fazem parte do dia a dia nas organizações. Muitas vezes, estes encontros se tornam ineficazes e, sem apresentar efetivamente, soluções. E para que isso não ocorra, existem algumas dicas para antes e durante uma reunião, e ainda alguns comportamentos que devem ser evitados para garantir mais produtividade. Confira as dicas:

Pré-reunião:

  • Faça a pergunta: essa reunião é realmente necessária? Um simples e-mail ou telefonema resolveria o assunto?;
  • Ao convocar uma reunião, considere o dia, hora, local e verifique se todos os participantes estão de acordo com a agenda;
  • É importante que todos estejam preparados e saibam a pauta que será discutida.

Durante a reunião

  • Seja pontual, esteja atento ao horário e local da reunião;
  • O encontro deve facilitar a democracia e a participação de todos os integrantes do grupo, motivando-os a opinar e propor ideias;
  • Evite verificar as chamadas ou e-mails no celular ou tablet, respeite os colegas que estão expondo suas ideias;
  • O início e o término da reunião devem ser respeitados conforme o acordado;
  • Assuntos paralelos e divagações sobre outros assuntos devem ser evitados;
  • Deve-se chegar a conclusão do tópico que está sendo debatido, para depois partir para a discussão de novos assuntos;
  • Definir uma pessoa que será responsável por registrar os principais itens (ata) da reunião e que posteriormente, será enviado a todos os participantes;
  • Seja flexível ao se expressar e ao ouvir novos pontos de vista. Só o faça depois que os outros as tenham expressado;
  • Mantenha a reunião ativa, sem desviar-se do tema. Garanta que seja rápida, com exposições curtas. Sendo necessário, intervenha quando alguém quiser falar muito ou com demasiada frequência.

Aplicativos Mobile a seu favor

 

Na correria do dia a dia, as tarefas acabam atrasadas ou não sendo feitas como deveriam. Para algumas pessoas, manter o foco e a organização é tarefa difícil, ainda mais com o uso do celular. Mas que tal usar seu smartphone a seu favor? Separamos alguns aplicativos que podem ajudar você a se organizar. E o melhor,  todos gratuitos e disponíveis para Android e iOS!

 

Dropbox – disponível para PCs e smartphones, este aplicativo é ótimo para quem acessa seus arquivos de vários dispositivos diferentes. Por se tratar de armazenamento em nuvem, ele permite que você acesse documentos, fotos, pastas e músicas de onde quiser.

 

Evernote – Tome notas e gerencie suas despesas através deste aplicativo, liste suas tarefas, planeje suas viagens e muito mais. Este aplicativo facilita a vida na palma das mãos. Com diversas funções, ele é capaz de auxiliar você na organização do dia a dia.

 

GoToMeeting – Não perca suas videoconferências, independente de onde esteja. Com este app você pode realizar reuniões virtuais com colegas e clientes, seja vídeo ou áudio, em alta definição.

 

Trello -  Ótimo para organizar tarefas e eventos, este aplicativo permite a distribuição de tarefas e feedback imediato, através dos comentários dos demais participantes das tarefas.

 

Fontes: Google Play e Veja São Paulo

Dia Mundial de Combate ao Câncer

 

O Dia Mundial do Combate ao Câncer tem o objetivo chamar a atenção da sociedade para o aumento dos índices dessa doença, além de alertar para os cuidados e a prevenção.

 

Em geral, a doença está associada a fatores externos como o tabagismo, a exposição excessiva ao sol, hábitos alimentares, alcoolismo, entre outros. Sabendo disso, se proteger fica mais fácil, evitando esses hábitos nocivos.

 

Por ser uma doença complexa, há campanhas para divulgar as formas de combater o Câncer, informando a população quanto aos seus cuidados. Com isso, a Santillana Brasil traz essa conscientização para dentro dos seus escritórios como forma de mobilizar os colaboradores.

 

Em 2014, no mês do outubro rosa já tão conhecido mundialmente, boa parte dos colaboradores aderiram a causa e vieram trabalhar vestidos com a cor, em prol ao combate do câncer de mama.

 

Já no mês de novembro, alguns colaboradores vieram vestidos na cor azul como um alerta às prevenções ao Câncer de próstata. Ambas as campanhas são um incentiva à prevenção, atenção e cuidados com a saúde.