Pedro Bandeira: ele é o cara!

 

Pedro Bandeira, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, com mais de 80 obras lançadas, milhões de livros vendidos e incontáveis prêmios, relança em 2014, pela Editora Moderna, uma das suas séries de maior sucesso: “Os Karas”.

 

Lida e relida por inúmeros jovens e adultos, a coleção chega de cara nova e o autor ainda surpreende com o sexto livro da série, intitulado a “Droga da Amizade”. O novo livro dá continuidade as aventuras de “Os Karas”, 14 anos depois do lançamento da última obra.

 

Sucesso até hoje, Pedro Bandeira conta de onde veio a inspiração para os cinco livros da série “Os Karas”. “O primeiro livro tornou-se líder de vendas desde o seu lançamento em agosto de 1984. Imediatamente passei a receber cartinhas de leitores de todo o Brasil e muitos disseram ter adorado a Turma dos Karas  e pediam novas aventuras com esses adolescentes. Incentivado por eles e pela Maristela Petrilli, diretora editorial da Moderna, desde sempre a minha editora, planejei outras novelas”.

 

Para muitos, a melhor obra de Pedro Bandeira é “A Droga da Obediência”, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos. O autor fala sobre o sucesso deste livro lançado há 30 anos e lido por várias gerações. “O espanto é que atualmente as vendas são maiores do que eram em seu lançamento! E mesmo tendo sido escrito em uma época em que ainda não havia computador pessoal, internet, Google, Facebook, Ipad, Ipod, nem telefone celular. O livro é avidamente consumido pela juventude de hoje. Tornou-se um clássico felizmente.”

 

“A Droga da Amizade”, obra tão aguardada do autor, mata a saudade dos fãs da série Os Karas, e Pedro Bandeira explica a preparação do livro. “A insistência dos leitores, agora menos com cartinhas e mais com e-mails, sempre pedindo novas aventuras da Turma dos Karas, estava difícil de ser atendida, principalmente devido a tantos progressos tecnológicos: se eu escrevesse um livro em que nossos heróis utilizassem celulares, internet, e-mails, redes sociais e coisas assim, eles não pareceriam os mesmos adolescentes dos livros anteriores, quando nada disso existia. Ao mesmo tempo, se eles lançassem mão dessa modernidade, nem pareceriam os Karas originais. Isso fez com que eu passasse algo como 12 anos iniciando aventuras, jogando enredos fora, começando outros, reescrevendo, corrigindo, voltando... E praticamente ficando à beira de desistir da sexta aventura. Até que encontrei uma bela solução: se o tempo havia passado para mim, para todo mundo, também havia passado para os Karas! Eles haviam crescido, eram adultos agora! E daí saiu “A Droga da Amizade”: os seis karas adultos, fizeram muita coisa importante em suas vidas e agora Miguel relembra o momento em que conheceu cada um deles, como uniu-se a Crânio, Calu, Magrí, Chumbinho, Peggy e o detetive Andrade e como viveu tantos perigos junto com eles, solidificando essa amizade que criou os Karas, o contrário dos caretas, o avesso dos coroas!”

 

O autor mantém uma estreita relação com seus leitores e conta o segredo de ser o maior escritor juvenil do Brasil. “Minhas relações com eles sempre foi e é a mais íntima possível. Olhem cada uma das dedicatórias dos meus livros. Quase sempre eles estão dedicados a leitores meus”.

 

Para finalizar, Pedro Bandeira enaltece a parceria com a Editora Moderna, responsável por relançar a coleção “Os Karas”. “Creio que um lançamento como esse não poderia ter sido feito do jeito primoroso como está sendo organizado se eu e a Moderna não estivéssemos tão juntos como estamos hoje. Eu e a Moderna esperamos que essa nossa filhinha de papel – “A Droga da Amizade” – seja abraçada por milhões de leitores brasileiros!”

Gincana Nutricional: quem perde, ganha!

 

Promovida pela Santillana, em parceria com a Sodexo, aconteceu na Editora Moderna, a Gincana Nutricional: quem perde, ganha!. Sob a coordenação da nutricionista Kelly Ribeiro, a competição saudável foi realizada durante o primeiro semestre de 2014 e teve como objetivo mudar os hábitos alimentares dos colaboradores.

 

A Gincana propôs um divertido programa de reeducação alimentar com duração de seis meses. A meta era reduzir o mínimo de 5% do peso inicial de cada participante. Quanto mais peso proporcional o participante perdesse, mais pontos ele ganhava.

 

Para participar do programa, os profissionais deveriam ser classificados como acima do peso, ou seja, com IMC (Índice de Massa Corporal) de no mínimo 25. Os participantes precisaram seguir algumas regras para não serem desclassificados. Eles não podiam faltar às consultas e aos encontros mensais, onde eram passadas as orientações de como perder peso.

 

“A ideia era que, por meio de uma gincana para estimular novos hábitos alimentares, eles levassem a sério a competição e alcançassem seus objetivos”, conta a nutricionista Kelly.

 

No final, o grande campeão foi o editor da Richmond, Henrique Zanardi. Competitivo e disposto a alcançar seu objetivo, ele frequentou a nutricionista, praticou atividades físicas e reeducou sua alimentação. “Hoje eu tomo mais água, modero a quantidade de alimento e, principalmente, aprendi que posso comer de tudo, basta balancear”.

 

O segundo colocado, Argeu Pereira, profissional de Tecnologia Educacional, mudou o modo de encarar a balança. “O que funcionou foi aceitar a obesidade como uma doença que precisa ser tratada, assim como quem tem miopia e precisa de óculos.”

 

Izabel Fukabori, editora de Literatura, conquistou o terceiro lugar e classifica a Gincana como uma motivação a mais. “A importância da ajuda de um profissional é essencial, porque ele é a base para iniciar um processo de emagrecimento com qualidade, além disso, adquirimos um aprendizado para a vida toda.”

 

Os três primeiros colocados da Gincana ganharam vale-compras de uma loja de artigos esportivos. Todos os participantes aprenderam a ter hábitos mais saudáveis, aprendizado que levarão para a vida toda.

Prazer em ser Moderna: o relato da colaboradora Dalva Fumiko

 

Dalva Fumiko é colaboradora da Editora Moderna há 34 anos. Funcionária do departamento editorial, ela conta que é uma alegria trabalhar na empresa, uma das maiores editoras do país, que desde 2001 integra o Grupo Santillana.

 

Assista:

 

Editora Moderna, líder consolidada em livros didáticos

 

A Editora Moderna, desde sua fundação, sempre figurou entre as principais empresas do segmento livro didático. Os mais recentes dados de mercado, referentes ao período que compreende o segundo semestre de 2013 e os primeiros seis meses de 2014, mostram que a Moderna mantém o primeiro lugar na distribuição de livros didáticos, regulares e matérias básicas.

 

Com 23,5% de participação de mercado nas escolas particulares e 25,5% nas escolas públicas, a empresa mantém a liderança em livros para o ensino. Se comparado com o período anterior (2012/2013), houve um crescimento de quase 6% da presença dos livros da Moderna nas escolas públicas.

 

Segundo dados oficiais, desde 2008 a Editora Moderna está em primeiro lugar na distribuição de livros didáticos para as escolas privadas e sempre se mantém entre as três principais editoras para o setor governamental.

 

Estruturadas em coleções que atendem à todas as disciplinas, as publicações da Moderna estão presentes no ensino fundamental e médio, em escolas de todo o Brasil.

Fundação Santillana: compromisso com a educação e a cultura

 

Constituída em 1979, na Espanha, a Fundação Santillana atua em prol da educação e da cultura no Brasil e na Ibero-América. Suas ações estão ligadas ao universo da edição, informação e educação, áreas onde tem elevado conhecimento graças à atuação dos grupos Santillana e Prisa, mantenedores da entidade.

 

No Brasil desde 2001, a Fundação Santillana visa contribuir para o desenvolvimento educacional do País, fomentando diversas atividades que beneficiam estudantes, educadores e instituições educacionais, em parceria com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais. O aporte da Fundação Santillana consiste em dinamizar o processo de educação de forma permanente, num compromisso constante com a construção da cidadania.

 

Entre as principais iniciativas estão a realização de cursos de formação, seminários e oficinas para professores e gestores; publicação e divulgação de obras de referência nas áreas de avaliação e políticas públicas educacionais; parcerias para a viabilização de projetos de incentivo à leitura, cultura e cidadania. Ao longo de sua trajetória, a Fundação também construiu importantes alianças com entidades de referência como a Unesco, a OCDE e a OEI.

 

Com o Programa “Liderança e conhecimento educacional”, realizado a partir de 2014, a Fundação Santillana visa contribuir ainda mais com a melhoria da qualidade do ensino na Ibero-América. Por exemplo, com a organização de seminários internacionais, que reúnem especialistas e gestores públicos para debater temas atuais como a utilização das tecnologias educacionais, o aumento da competência leitora e uma gestão mais eficiente dos sistemas e instituições educativas, buscando compartilhar experiências inovadoras e oferecer informações educativas precisas, especializadas e relevantes para os líderes.

 

A Fundação Santillana também apoia projetos sociais de incentivo à educação, à cultura e à cidadania, beneficiando diversos públicos. Destaque para o curso “Trilhas da Cidadania”, de ensino de língua portuguesa e aspectos da cultura e cidadania brasileira para imigrantes e refugiados; e o Mestres da Obra, que promove oficinas educativas e culturais aos operários da construção civil.

 

Conheça mais sobre a Fundação Santillana em www.fundacaosantillana.org.br