Itens com a tag tecnologia .

Uso das tecnologias versus a produtividade

 

Um dos principais motores de uma empresa, a produtividade, tem sido ameaçada por um vilão no cenário corporativo: o celular. Indispensável para os dias atuais, o uso constante da tecnologia, principalmente do smartphone, tem causado impactos negativos a muitos colaboradores, que sem perceber, acabam perdendo horas de trabalho devido ao vício tecnológico. Além dos danos relacionados à produtividade, muitos profissionais passaram a apresentar problemas de saúde, pelo uso abusivo, entre eles, prejuízos à coluna cervical, síndrome do olho seco, insônia causada pelo uso antes de dormir, e outros problemas.

 

De acordo com pesquisas norte-americanas, as interrupções no trabalho comprometem 30% da capacidade de desempenhar atividades, pois a concentração é essencial para que o colaborador mantenha o foco. Desta forma, empresas têm investido na conscientização dos funcionários, uma vez que muitos gestores perceberam que proibir o uso não é boa opção. Isso porque, da mesma forma que o acesso à tecnologia pode trazer inovação e criatividade, o uso demasiado pode acarretar perda de foco e impactos nas metas.

 

Outro vilão da produtividade nas empresas tem sido o uso exagerado dos aplicativos de bate-papo via celular (WhatsApp, Viber e outros). Considerados importantes ferramentas de comunicação, esses canais deixaram de ser usados apenas para as questões particulares dos colaboradores e tornaram-se, agora, uma ferramenta de trabalho. Grupos são formados para tratar de assuntos corporativos, que muitas das vezes deveriam estar restritos a outros canais de comunicação interna. Por esta razão, é necessário ter cautela nesta prática.

 

Por ser uma tendência e o uso, uma realidade, cabe às empresas educarem seus colaboradores para o uso consciente do celular e definir algumas regras. Confira algumas sugestões:

 

  • Opte por deixar o celular no modo silencioso;
  • Crie espaços para o uso livre (área de convivência, café e demais locais);
  • Estimule o acesso em pausas programadas, e combine horários nos quais a demanda de trabalho é mais amena;
  • Em reuniões, evite levar o celular para não causar interferências;
  • Defina um limite de utilização;
  • Em atividades que exijam atenção máxima, o uso do celular deve ser restrito.

Homem x Tecnologia

Homem x Tecnologia

 

A tecnologia melhorou a vida e alterou a forma como o homem se relaciona com a sociedade. Graças a ela, atividades de grande complexidade puderam evoluir e facilitar o dia a dia das empresas. Em contrapartida, muito se especula se, com máquinas cada vez mais eficientes, o homem deixará de ser necessário e será substituído por máquinas.

 

Um estudo produzido pelo Centro de Performance Econômica, da London School of Economics, divulgado em abril, pela Revista Exame, afirma que isso não vai acontecer. Os economistas Georg Graetz e Guy Michaels, que avaliaram 14 setores industriais de 17 países, incluindo o Brasil, entre os anos de 1993 e 2007, identificaram que as horas trabalhadas dos funcionários supriram o volume do mesmo período executado por robôs. Ainda observaram que trabalhadores  substituídos pelas máquinas encontraram novas ocupações dentro das próprias empresas e, em alguns casos, registraram até aumento de salário, mesmo que modesto.

 

Com avaliações positivas assim, as máquinas vieram para ajudar o ser humano no desenvolvimento de muitas tarefas. E pode ainda se beneficiar com a introdução dessas novas tecnologias. É inegável a sua importância para a sociedade e, por isso, o homem deve usá-la com consciência e para o bem de todos!

 

E, na sua percepção, você acredita que a sua função pode ser executada por uma máquina?