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Você já ouviu falar de Team Building?

 

 

No cenário econômico atual, a palavra do momento nas empresas passou a ser a produtividade. Isso porque o trabalho tem exigido bastante dos profissionais, com avaliações constantes e estabelecimento de metas e objetivos, com a finalidade de elevar a produção da empresa, bem como da equipe.

 

Mas, para que uma equipe, de fato, seja produtiva, precisa contar com alguns elementos motivacionais que potencializem o fator humano. Trata-se do Team Building, termo originado do inglês com o significado literal de “construção de equipes”. Esse modelo de treinamento tem ganhado força nas corporações, por ir além das simples atividades motivacionais, e apostar em outros pontos fundamentais, como autoconhecimento, autoconfiança, superação e entrosamento com os parceiros de trabalho.

 

Em geral, as equipes são reunidas fora do local de trabalho, e muitas vezes com atividades ao ar livre. Nesses encontros, os profissionais têm a oportunidade de desenvolver o conhecimento profissional e a relação social com os demais membros da organização, por meio de dinâmicas e vivências.  A essência do Team Building são as atividades lúdicas, que estimulam as relações interpessoais, o comprometimento,  tornando-se diferenciais para se atingir os objetivos.

 

Colaboradores da Santillana Brasil desenvolvem atividades em equipe como parte do seu treinamento para líderes

 

Alinhada à nova tendência, a Santillana Brasil tem oferecido esse tipo de treinamento para um grupo de 98 líderes, como parte do seu programa de capacitação e desenvolvimento dos gestores – Academia de Líderes. Em encontros mensais que unem a teoria à prática, os líderes da companhia, entre outras conquistas, estão sendo estimulados para desenvolver seus valores e competências. 

Academia de Líderes Santillana Brasil

 

Comprometida com o desenvolvimento e a capacitação dos líderes, a Santillana Brasil investiu na Academia de Líderes, como importante instrumento para exercitar, treinar e preparar para a excelência seu time de trabalho. Desenvolvido em parceria com a consultoria Franquality e a equipe de Recursos Humanos do grupo, o programa envolve 98 profissionais que serão preparados para uma alta performance na liderança de suas equipes. Além de referenciais teóricos, o programa de desenvolvimento contará com muitas atividades vivenciais com o objetivo de incentivar os participantes à prática dos conceitos e a fazer a diferença.

 

De acordo com Renata Pires Alecrim, coordenadora de Recursos Humanos da Santillana Brasil, e responsável pela implementação do programa na companhia, a Academia de Líderes é a aposta da empresa para capacitar os líderes para que desempenhem seu papel com mais segurança e domínio. “Acreditamos que nossos líderes possuem um potencial grandioso e sabemos do envolvimento deles com seu papel. Porém, também é responsabilidade da empresa, muní-los de ferramentas e conceitos sobre liderança, para que possam, a cada dia mais, desenvolver suas equipes de maneira efetiva, o que trará resultados incríveis para a empresa. O nosso diferencial está naquilo que nos define: as pessoas. Por isso nosso interesse genuíno de investir nelas”, afirma entusiasmada.

 

Estruturado para estimular os líderes a desenvolverem competências gerenciais, o passo inicial do programa foi a realização de um workshop com a presença de todos os diretores, para definição e alinhamento da cultura da empresa. Em seguida, foram estabelecidos os quatro valores e comportamentos principais para a organização. Já na segunda etapa, foram iniciados os módulos de treinamento, totalizando cinco, ao longo do ano de 2016, que envolverão todos os diretores e gerentes da organização, neste primeiro momento. 

A importância do trabalho em equipe

A importância do trabalho em equipe

 

As expressões “a união faz a força” e “juntos somos mais fortes” simbolizam de maneira clara a importância do trabalho em equipe, e mais do que isso, transmitem a ideia de que o trabalho em grupo contribui de forma relevante para o alcance dos objetivos com sucesso. Mas, para alguns profissionais, trabalhar em conjunto não é uma das tarefas mais fáceis. Exige renúncia, flexibilidade, predisposição para discutir diferentes assuntos e a capacidade de tratar as informações racionalmente, e ainda saber aceitar diferentes pontos de vista.

 

Há distorções entre o sentido do trabalho em grupo e equipe, que por essência revelam definições bem divergentes, como: trabalho em grupo remete a pessoas que trabalham numa mesma área, mas que não interagem e são individualistas, o que compromete o resultado de todos. Em contra partida, quando se fala em trabalho em equipe, há engajamento e espírito de união, e os resultados podem ser os melhores.

 

Desta forma, para que o trabalho em grupo possa se tornar um trabalho, efetivamente de equipe, é preciso:

 

- estabelecer meta: a equipe precisa definir um objetivo claro a ser cumprido;
- comunicação: deve ser transparente e franca;

- respeito e cooperação: saber da sua importância para a conquista dos resultados.

 

Para que tudo ocorra da melhor maneira e que se conquiste resultados, cada profissional deve se preparar para oferecer o melhor. Naturalmente, alguns confrontos surgirão no caminho, e que devem ser contornados, pois como dizia Henry Ford, “unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória”.