Itens com a tag profissional de sucesso .

As 7 características que não podem faltar em um profissional de sucesso

 

 

Muitos querem trabalhar em uma boa empresa, que os valorize, ganhando um ótimo salário e com reconhecimento pelo trabalho que fazem. Outros sonham em ser bem sucedidos em seus próprios empreendimentos, mantendo negócios prósperos e lucrativos. Até aí, nada de novo. 

 

Mas que qualidades precisamos ter para que tudo isso seja uma realidade? Além de competência profissional e alguma sorte, há características imprescindíveis para quem quer ter sucesso na carreira. 

 

Conheça 7 características que não podem faltar em um profissional de sucesso: 

 

1 - Integridade

 

É possível chegar ao topo com mentiras e desonestidade. Mas é impossível se manter lá por muito tempo. É com uma postura íntegra que ganhamos a confiança das pessoas, sem a qual não se vai a lugar nenhum. 

 

2 - Autoconfiança

 

O sucesso na vida corporativa ou no empreendedorismo exigem que aceitemos alguns riscos. Qualquer atividade lucrativa envolve também a possibilidade do fracasso. Sem confiança em nossas próprias decisões, não nos permitimos correr esses riscos. 

 

3 - Senso crítico

 

A capacidade de avaliar se algo está sendo feito da maneira certa ou se há algo de errado é fundamental em qualquer profissional. O senso crítico é uma habilidade que deve ser aprimorada e praticada em todos os momentos da carreira de uma pessoa. 

 

4 - Bom relacionamento

 

O caminho para se alcançar um objetivo grande na carreira passa, necessariamente, pela boa vontade de outras pessoas. A única maneira de conseguir isso é sabendo se relacionar com elas, entendendo seus próprios anseios e necessidades e mostrando-se aberto a uma relação profissional consistente. O bom relacionamento interpessoal é peça chave em qualquer carreira. 

 

5 - Capacidade de trabalhar em equipe 

 

Isso tem muito a ver com o bom relacionamento interpessoal, mas não para por aí. Além de saber lidar com as pessoas, é preciso saber somar suas habilidades às delas. Cada vez mais, o mercado precisa de profissionais que sabem atuar coletivamente, pensando no melhor resultado para o todo. 

 

6 - Iniciativa

 

Chamada por muitos de proatividade, ela é uma das qualidades mais buscadas pelas empresas. Um profissional com iniciativa não espera uma ordem para começar a fazer seu trabalho. Não espera até que algo corra mal para consertar aquilo que está errado. O profissional com iniciativa está sempre à frente dos problemas, e isso o diferencia dos demais. 

 

7 - Persuasão 

 

Não basta estar certo, é preciso convencer os demais disso. Uma boa capacidade de persuasão ajuda um profissional a concretizar suas ideias, obter aprovação para projetos ambiciosos e fazer valer seus valores. O poder de convencimento pode ser praticado, e é uma habilidade que pode fazer toda a diferença.